Água – o líquido da vida

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Água - o líquido da vida

O corpo humano é formado por cerca de 70% de água, sendo portanto este o principal componente das células.

Aí você pode se perguntar: com tanta quantidade de líquido ainda é preciso beber água diariamente e em grande quantidade? Sim, é preciso. Sabe-se que o ser humano pode ficar semanas sem comer, porém após cerca de 36 horas sem água o organismo começa a entrar em colapso, por isso ao passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos a pessoa pode morrer.

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio . Sua fórmula é H2O (duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio) e é a molécula mais abundante no planeta: em seu estado líquido, preenche 71%, além de estar presente também na atmosfera como vapor, e nos polos, em seu estado sólido.

Uma das funções da água é transportar nutrientes, oxigênio e sais minerais para o nosso organismo.A água também está em todas as secreções (como o suor e a lágrima), nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, no plasma sanguíneo, nas articulações (ela é responsável por 20% dos ossos), na urina e na pele.

A água regula as funções do organismo, por isso a falta de água pode causar problemas nos rins, como cálculos renais por exemplo. Ela pode provocar ainda desidratação, sendo que os casos mais graves acontecem com as crianças e os idosos que se encontram doentes. Se o caso for grave e não houver socorro a tempo, a desidratação pode até matar.

Outra desvantagem para quem não bebe água com regularidade é a sensação de cansaço e fadiga. O intestino e a pressão sanguínea também se tornam irregulares. A falta de água também contribui para o inchaço do corpo e pode causar cãibras.

Muitas pessoas bebem água somente para tomar remédios e esquecem de que o hábito de beber água deve ser constante, ou seja, diário. Por isso, a recomendação é que se beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Segundo os especialistas, não se deve esperar ter sede para beber água, ela deve ser ingerida várias vezes ao longo do dia. Aliás, nos dias muito quentes ou quando a carga de exercícios é maior, a recomendação é a ingestão de pelo menos 4 litros de água, já que há muita perda de liquido por causa do suor.

É preciso lembrar também que a água não deve ser somente bebida no verão, é importante continuar consumindo água com regularidade durante o inverno, mesmo porque a percepção de sede diminui e muita gente reduz a quantidade de água a ser ingerida diariamente durante essa época do ano.

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