Quanto beber, afinal?

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Quanto beber, afinal?

Existe uma teoria que diz ser necessário tomar oito copos de água por dia, mas essa afirmação é generalista demais. A necessidade varia de pessoa para pessoa e até de um dia para o outro, de acordo com a temperatura, a alimentação e o metabolismo. A ingestão recomendada é de 3 litros por dia. Homens precisam de 20% a mais que as mulheres porque sua superfície corporal geralmente é maior. “Assim, perdem mais líquido por meio da transpiração”, explica o médico Ricardo Botticini Peres.

Então como saber quando é hora de beber? Fácil: quando a sede chegar. Mas não espere até ficar morrendo na seca. É melhor responder rápido à menor necessidade do corpo, já que a sensação de sede começa quando o organismo está de 1% a 2% desidratado. “Antecipe-se a ela quando vai falar muito, praticar atividade física ou permanecer num ambiente onde a umidade do ar é baixa”, diz a nutricionista Vanderli Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição. “Nessas situações, o ideal é beber líquido pelo menos a cada duas horas”, avisa.

Não adianta tomar copos e copos de uma vez só. O estômago só tem capacidade para 12 mililitros/hora por quilo de peso da pessoa. Mais do que isso pesa. Ou seja, um homem de 70 quilos pode tomar na boa quatro copos. E não é preciso só consumir água: sucos e chás também são ótimos hidratantes. Esqueça a cerveja e os energéticos: são opções que acabam roubando líquido do organismo, porque a primeira – como toda bebida alcoólica – é diurética e a segunda contribui para o aumento da transpiração.

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